As equipes conseguiram repassar bem todas os temas, mas uma delas chamou muita atenção por inovar no uso das tecnologias: TIC na aprendizagem. A equipe apresentou vídeos com depoimentos de uma criança e um adolescente, ambos inseridos no universo tecnológico e defendendo a ideia de que a mesma é uma aliada forte na educação.
Após os seminários, o professor Fernando nos deixou alguns termos citados e os encarregou de conceituá-los:
- DESAFIOS: mais especificamente desafios que precisam ser quebrados para a inserção geral de tecnologia na aprendizagem, por exemplo: falta de infraestrutura, preconceito e a falta de conhecimento.
- POSSIBILIDADES: as possibilidades se expandem quando tecnologia está em jogo. Sempre aumentam e tudo sempre se torna mais fácil.
- PLASTICIDADE CEREBRAL: nada mais é do que a capacidade do cérebro de se remoldar apartir das necessidades impostas ao próprio sujeito.
- HIPERTEXTO: O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
- GAMES NA EDUCAÇÃO: uma prática um tanto revolucionária e ousada se levarmos em conta que games sempre atrapalharam os estudos segundo a maioria dos pais. Mas pode sim dar certo, pois muitos jovens alegam aprender mais (principalmente idiomas) em videogames que na escola.
- SOCIEDADE LÍQUIDA: é assim chamada por se moldar de acordo com o que vivemos, é uma característica forte na sociedade pós-moderna.
- MOBILIDADE: diz respeito às possibilidades de obter conhecimento através de um clique e até mesmo um celular, objeto antes usado só para comunicação, atualmente está sendo usado para tudo, os chamados smartphones são um ótimo exemplo de mobilidade.
Encerro aqui essa postagem, abraço!
/Débora
Por favor, vou usar essa postagem no meu blog. Preciso que vc apague daqui.
ResponderExcluir