OS MAPAS CONCEITUAIS NO CONTEXTO EDUCATIVO ATUAL
Diante do contexto da sociedade em que vivemos, a chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento, podemos deduzir a necessidade de um novo paradigma educativo que atenda as suas demandas. Embora os mapas conceituais tenham surgido há mais de 30 anos, seu uso pedagógico nos parece bastante pertinente atualmente e será cada vez mais adequado a este novo contexto.
Foi buscando uma forma mais confiavel para avaliar o processo de aprendizagem que o cientista norte-americano Joseph Novak desenvolveu os mapas conceituais. Ao criá-los,baseou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, especificamente na premissa de que esta “ocorre quando a tarefa de aprendizagem implica relacionar, de forma não arbitrária e substantiva (não literal), uma nova informação a outras com as quais o aluno já esteja familiarizado, e quando o aluno adota uma estratégia correspondente, para assim proceder”.
Assim Torna-se, uma aprendizagem oposta à memorística por recepção mecânica, que é predominante ainda nos dias de hoje. Essa aprendizagem capacita os alunos para construírem o seu futuro de forma criativa e construtiva, sendo mais pró-ativos que reativos.
O QUE É UM MAPA CONCEITUAL?
o mapa conceitual nada mais é uma ferramenta que ajuda alunos e professores a perceber os significados da aprendizagem. Ou seja é uma ferramentas educativas que externalizam o conhecimento e melhoram o pensamento, tendo como objetivo representar relações significativas entre conceitos na forma de sentença, assim podemos dizer que um mapa conceitual é um recurso esquemático para representar um conjunto de significados conceituais incluídos numa estrutura de proposições.
Ex. de Mapas conceituais.
.jpg)




Nenhum comentário:
Postar um comentário